Catálogo da BE

quarta-feira, 16 de maio de 2012


“Os de cima e os de baixo”

Na sequência da “Semana da Leitura” e da apresentação "A imagem como motivação para a leitura e a escrita", na Escola E.B. 2,3 de Viana do Castelo, um dos grupos de estágio da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo realizou, no passado dia 8 de maio de 2012, pelas 11h55, a apresentação de um livro infanto-juvenil, intitulado por “Os de Cima e os de Baixo” de Paloma Valdivia, com a turma do 5.º A.
O objetivo desta apresentação passou por transmitir, inicialmente, o valor implícito na moral do livro, nomeadamente o valor da igualdade. Após a apresentação do livro, realizada através da colocação das imagens retiradas da obra e colocadas na parede da biblioteca. Esta apresentação foi acompanhada com a leitura da narrativa e com suporte musical. Posteriormente foi iniciada uma pequena conversa com os alunos, onde se procurou explorar a temática da importância da imagem no livro e assim discutir, com os alunos, a moral da obra. 
No final, os alunos realizaram uma pequena atividade, escrevendo uma frase sobre os valores discutidos, que posteriormente foram lidos e colocados na parede junto às imagens já presentes.
Estas atividades foram dinamizadas no espaço da Biblioteca Escolar pelas alunas estagiárias Marisa Carvalhido e Rute Vieira
Algumas frases escritas pelos alunos:
 “Somos iguais apesar de, às vezes, por fora, não parecermos.” Por: Beatriz Mata
“Somos todos iguais mesmo que tenhámos pequenas diferenças.”Por: Carlota
“Somos todos diferentes, mas todos iguais. É por isso que nós não devemos julgar os outros, são pessoas como nós.”
“O que nos separa não quer dizer nada.” 

Sem comentários:

Enviar um comentário