Catálogo da BE

domingo, 9 de junho de 2013

No passado dia 4 de junho, nós, alunas estagiárias da ESE, implementamos mais uma sessão de promoção à leitura relacionada com os direitos da criança, uma vez que no dia 1 de junho foi celebrado o dia da criança.

Começamos por mostrar um vídeo sobre a obra "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago, em que o autor só fala da sua dificuldade em escrever para crianças, e, de seguida, pedimos aos alunos que imaginassem uma história possível para a obra apresentada no vídeo. No fim, foi feita a leitura da obra para que os alunos comparassem aquilo que tinham imaginado e percebessem se afinal era fácil escrever para crianças ou não.
De seguida, pedimos que nos dissessem vários direitos da criança que conhecessem. Visto que a obra incluía alguns desses direitos, numa tela onde tinha uma flor gigante, cada aluno escreveu um direito da criança em cada pétala da flor.

No fim, colocámos a tela em exposição à entrada da Biblioteca Escolar e os alunos avaliaram toda a sessão. Ainda com um pouquinho de tempo, terminámos a sessão com uma conversa sobre leitura, livros e escritores, em que os alunos participaram ativamente, afim de incentivá-los para o gosto pela leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário