Catálogo da BE

domingo, 2 de junho de 2013

Senhora do Marão
 
Letra e música: Vasco Monterroso
Intérprete: Andarilhos* (ao vivo no Teatro da Luz, Lisboa)
Versão original: Andarilhos (in CD "Caminho Velho", Açor/Emiliano Toste, 2011)
 

 
 
[instrumental]
 
Ó Senhora do Marão,
É tão alto adonde estais!
Eu que sempre lá quis ir,
Minha mãe, que o não deixais...
Prometo lá assubir,
Lá, adonde bos quedais,
Mas se achar a quem procuro,
Minha mãe, não volto mais.
 
Ó Senhora do Marão,
Em tempos vos prometi
Cravos, por quem procuro,
Para que o encontre aí! 
Ó Senhora do Marão,
Em tempos vos prometi
Cravos, por quem procuro,
Para que o encontre aí! 
 
[instrumental]
 
Ó Senhora do Marão,
Em teus montes vendavais
Colhem ventos, outros tempos,
Lá no alto adonde estais.
Senhora, lá hei-de eu ir,
Lá ao alto em que acordais,
Entre o bailar dos cata-ventos,
Nasce o sol cedo demais!
 
Ó Senhora do Marão,
Em tempos vos prometi
Cravos, por quem procuro,
Para que o encontre aí!
Ó Senhora do Marão,
Lá ao alto em que acordais,
O vento trouxe a promessa
De ver a quem quero mais.
 
[instrumental]
 
Ai, ó Senhora da Serra, deixai ver
O sol romper no teu novo dia!
Ó Senhora lá no alto,
É tua a luz que me guia.
Senhora do Mar da Serra,
Que velais por quem se vê perdido!
Ó Senhora lá no alto,
Atendei a meu pedido!
 
Ó Senhora do Marão,
É tão alto adonde estais,
Eu que sempre lá quis ir,
Minha mãe, que o não deixais...
Prometo lá assubir,
Lá, adonde bos quedais,
Mas se achar a quem procuro,
Minha mãe, não volto mais!
 
[instrumental]
 
Ó Senhora do Marão,
É tão alto adonde estais,
Eu que sempre lá quis ir,
Minha mãe, que o não deixais...
Prometo lá assubir,
Lá, adonde bos quedais,
Mas se achar a quem procuro,
Minha mãe, não volto mais!
 
 
Nota: «Senhora do Marão é um local na freguesia da Teixeira, concelho de Baião, no alto da Serra do Marão. É também a designação da romaria que aí acontece todos os anos, no segundo domingo de julho. A altitude a que se encontra este local fez com que lhe chamassem "a mais alta" romaria de Portugal, profundamente associada à cultura popular duriense. Alguns associam este local ao culto solar no período pré-cristão. E ainda hoje, esta romaria tem como ponto alto o vislumbramento do romper do dia.» (Vasco Monterroso / Andarilhos)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário